Um dos grandes problemas em relação ao Windows Phone, é o número bastante reduzido de aplicativos, em comparação com o Android e iOS. Mas a Microsoft parece ter a solução para isso. Durante a Build 2015, foram anunciados novos recursos que permitirão que os desenvolvedores criem apps para Windows 10 - que vai rodar em PCs e smarts - usando e importando as versões feitas paras outros sistemas, com algumas poucas adaptações.
Tecnicamente, a Microsoft irá oferecer uma ferramenta de desenvolvimento que permitirá aproveitar boa parte de códigos já criados para outras plataformas, como Java e C++ no Android e Objective C no iOS, para gerar versões compatíveis com smartphones, tablets e computadores equipados com a nova versão do Windows.
A King, por exemplo, uma das maiores desenvolvedoras de games, já lançou inclusive o jogo Candy Crush Saga para Windows baseado na versão feita para iPhone.
Tudo isso tem como objetivo atrair desenvolvedores de aplicativos para outras plataformas, desenvolverem também para Windows Phone. Agora de uma forma mais fácil, precisando apenas reutilizar os códigos.