A partir da década de 90 com a disponibilização mundial da internet e com esse aprimoramento da tecnologia fica mais fácil a comunicação entre as pessoas, uma das coisas que mais facilitou essa comunicação pela internet foram as Redes Sociais.
Hoje em dia, existem diversos tipos de Redes Sociais, dentre as mais famosas, podemos citar as profissionais como LinkedIn e de relacionamentos como Twitter, Myspace, Facebook entre outras redes como políticas e comunitárias. Mas e a primeira rede social, como surgiu? A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Instagram e vídeo como o Vimeo.
Quando Randy Conrads criou o Classmates há cerca de 20 anos, a ideia era proporcionar o encontro de amigos de classe. Logo o site se popularizou nos Estados Unidos e no Canadá. O auge da popularidade aconteceu ainda nos anos 90, com 50 milhões de usuários, segundo dados divulgados da rede social. O conteúdo do site reúne trailers de filmes, músicas e fotografias. Mas, os anuários escolares são a principal atração para os membros que gostam de recordar o passado e têm o interesse em rever antigos amigos.
Atualmente, o Classmates apresenta mais de 250 mil anuários e ainda aceita mais documentos para digitalizar. A cada mês são adicionados mais cinco mil anuários. Porém, só está disponível para os Estados Unidos.
Tudo indica que a rede social será mantida na Internet por muito mais tempo. O Classmates, além de ter seu conteúdo atualizado constantemente, ainda dialoga com outras redes sociais que hoje são mais populares, como o Facebook, o Instagram, o Twitter e o Pinterest.