Muita gente com certeza já se perguntou o por que de seu aparelho ter apenas uma câmera com boa qualidade, se você é um deles com certeza deve ter tido vários problemas ao tentar tirar fotos por sua câmera frontal. Ao pensar que a quantidade de megapixels na sua câmera trará uma boa qualidade, você está mentindo para si mesmo.
No final das contas, a qualidade da câmera fica por conta de uma combinação harmônica entre o sensor de luz e o tipo de lente utilizada. Em muitos casos a quantidade de megapixels pouco importa, como já foi dito, fazendo com que modelos com 13 megapixels de resolução, por exemplo, sejam mais uma questão de marketing para as empresas, por possuírem números altos o que chama bastante atenção. Há algumas exceções, como no caso do Lumia 1020 cuja câmera possui 41 megapixels, porém o importante é o sensor PureView que é o grande diferencial.
Com isso em mente podemos perceber que Smartphones ou Tablets que possuem câmeras com boas qualidade possuem duas características: um bom "hardware de câmera" (lentes, sensores etc.) e um software capaz de utilizar todos esses recursos ao máximo.
Mas ainda resta uma dúvida: Por quê as empresas não trazem ao mercado gadgets que possuem, tanto a câmera principal quanto a câmera frontal, com uma boa qualidade? Bom, como em toda regra há exceção temos alguns Smartphones que prometem uma câmera frontal com a qualidade perfeita, como o Zenfone Selfie, recentemente anunciado pela Asus, ou o Galaxy Gran Prime, da Samsung. Nestes aparelho temos uma grande quantidade de megapixels na câmera frontal, mas, como acabamos de ver, só isso não basta, precisamos de recursos que tirem o máximo dessas câmeras.
Tudo isso nos leva a conclusão de que as empresas não querem investir dinheiro na mesma coisa duas vezes, ou seja, se eles já investiram o bastante para deixar a câmera principal com uma ótima qualidade, eles não possuem mais motivos para investir novamente na câmera, desta vez a frontal, o que levaria muito mais tempo e dinheiro, já que precisariam recriar seu software de câmera introduzindo novas funções à frontal e inserindo novas lentes nos aparelhos, então isso traria muito mais trabalho às empresas.
Esses conceitos servem apenas para celulares de baixo custo ou um pouco mais "antigos", já que agora vemos as empresas focando mais nas câmeras frontais de seus aparelhos!